Pages

Subscribe:

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Entrevista com Paulo Motta (Pres. do Sindilojas Bahia)

1 - Como o sindicato avalia, no geral, a segurança dos shoppings centers em Salvador?

R - Lamentavelmente  políticas publicas  de segurança em nosso Estado é deficiente  que torna o campo eficaz  para toda pratica de vandalismo, assaltos, seqüestros, saidinhas bancarias, em mesmo equipamentos modernos como os shoppings Center mesmo tendo estrutura própria de segurança, fiquem vulneráveis a ação dos marginais. Mas, sendo esses equipamentos constituídos  por gestão condominial em que os lojistas são mantenedores de todos os serviços  para que o Consumidor dê preferência aos mesmos, entendo que de fato o quadro atual da segurança está hoje precisando de reavaliação  pelos administradores dos shoppings.


2 - Nos últimos meses vários acontecimentos foram registrados em shoppings da cidade, principalmente no Salvador Shopping, os lojistas tomaram alguma medida para   cobrar segurança da administração dos shoppings? Se sim, quais foram?

R- É direito dos lojistas de maneira individual ou coletiva através das Associações Lojistas de SHOPPINGS, reivindicarem junto as suas administrações  qualidade dos serviços como condôminos e empreendedor do equipamento. Tenho noticias que atitudes preventivas foram solicitadas e postas em praticas.


3 - A responsabilidade por prestar segurança é do shopping?

R - Sim, pois o Lojista é o mantenedor do Condomínio que administra o equipamento e trata-se de atividade privada, cabendo ao governo a segurança publica no  entorno do mesmo.    

4 - Os clientes procuram além de segurança, conforto e comodidade ao procurar estes espaços. Na sua visão a violência que começa a chegar no shopping já reflete em uma mudança de comportamento dos clientes? Já consta registros de comerciantes e clientes que afirmam ter medo de ir a determinados locais em horários específicos?

R - Sim a preocupação é generalizada pois um dos marcos de atração pelo shopping não só pelo lojista e também pelo consumidor são os serviços de limpeza, ar climatização, estacionamentos e segurança independente do Mix de venda.e serviços gastronômicos e lazer.


5 - Gostaria da sua visão em especial sobre a violência nos shoppings senhor Paulo. Para o senhor são fatos isolados ou a tendência é aumentar e se algum estabelecimento se mostra omisso ao que acontece.
É necessário politicas publicas que são de competência do Estado, para que se iniba não só nos shoppings como também nas demais áreas comerciais os chamados shoppings a céu abertos, pois assim não acontecendo vão deixar de serem fatos isolados e passarão  ao cotidiano pondo em risco a sobrevivência dos shoppings e fortalecendo o comercio de Barrios pois o consumidor com medo de se deslocarem prestigiarão  o comercio onde moram o que já vem acontecendo com a instalação  de lojas nacionais em Barrios de Cajazeiras, Liberdade, centro da Cidade, e outros.   

  R - Hoje o ramo mais visado pelos marginais é o comercio de joalheria.


Por: Estudante de Jornalismo pela Unijorge

0 comentários: